Acessibilidade
Início > Notícias > Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Notícias
18 de maio de 2021
Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Honório Serpa/PR através do Departamento Municipal de Assistência Social, juntamente com a Proteção Social Especial e a Rede de Proteção, vem sensibilizar a população acerca da campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que ocorre no dia 18 de maio. A escolha da data se dá, pois, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli de apenas oito anos de idade, teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. Portanto, anualmente nesta mesma data, é realizada nacionalmente a conscientização sobre os diferentes tipos de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Primeiramente, nos perguntamos o que é violência sexual?

A violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e/ou adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas: Abuso sexual e exploração sexual

A violência sexual ou a exploração sexual pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.

O que é abuso sexual?

É quando se utiliza do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou outro adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

O que é exploração sexual?

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou da troca, seja financeiro ou qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, na pornografia infanto-juvenil, rede de tráficos e turismo sexual.

Orientações aos pais ou responsáveis

Como estabelecer um diálogo e respeitar nossas crianças?

Leve em conta as características da criança como: idade, sua capacidade de entendimento e interpretação, a informação que dispõe os traços de sua personalidade, do que ela gosta e do que não gosta.

Orientações aos profissionais em geral

Empatia: coloque-se no lugar da criança para entender o que ela está sentindo e porque age desta forma ou maneira.

Comunicação eficaz: fale de maneira direta para a criança o que se deseja e o que está incomodando. Não rotule, não coloque apelidos na criança, procure a maior clareza na comunicação para explicar o que há de inadequado em sua conduta.  Assuma o que está sentindo, escute com interesse as razões e os argumentos da criança.

Lembrando que, de acordo com a Constituição Federal no art 277 "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde [...] à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Portanto, todos somos responsáveis pela segurança dos nossos jovens.

Educação sexual é fundamental para garantir o desenvolvimento sexual saudável de crianças e adolescentes, livre de preconceitos, mitos e tabus.

A sua atitude pode ajudar a mudar os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso país, especialmente em nosso município.

Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

Disque denúncia 100

Conselho Tutelar 9-9916-9722

PSE 9-9980-1668             

Polícia Militar 9-9942-1432

 

 

 

 

 

 

 

 

Horário de Atendimento
Seg. às Sex. das 08h00 às 12h00 e
13h00 às 17h00
Telefone
(46) 3245-1130
E-mail
ouvidoria@honorioserpa.pr.gov.br
Redes Sociais
Rua Elpídio dos Santos, 541 - Centro - Honório Serpa / Paraná - 85548-000
Desenvolvido por