Início > Notícias > CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA OBESIDADE INFANTIL
08 de junho de 2022
CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA OBESIDADE INFANTIL

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Educação, Cultura e Esporte sempre preocupada com o bem estar das crianças, cada vez mais dá atenção à qualidade dos alimentos oferecidos pela Merenda Escolar. Ação essa que contribui e muito no combate à Obesidade Infantil. Juntamente a isso, temos no município uma equipe empenhada para o recebimento, classificação e preparo dos alimentos e também para a conscientização dos alunos em relação aos hábitos saudáveis.

No dia 03 de junho, quando é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, a nutricionista responsável pela Merenda Escolar, Daniela Preto, realizou uma ação na Escola Municipal Professora Maria Francisca dos Santos com alunos do 1º ao 5º ano. Neste dia, Daniela apresentou, de forma muito divertida e explicativa, as principais causas da Obesidade Infantil e como preveni-la.

Segundo a nutricionista, os principais fatores que provocam a obesidade infantil são os maus hábitos alimentares associados com pouca atividade física. “Estamos vivendo em uma sociedade, onde alimentos industrializados e ricos em açúcar e gordura, estão cada vez mais presentes na alimentação. As crianças, desde os primeiros anos de vida têm acesso a alimentos que não contribuem para hábitos de vida saudáveis”.

Daniela lembra que, em Honório Serpa, a preocupação em oferecer alimentos saudáveis é prioridade da equipe. “Somos responsáveis pelo alimento que chega no prato de nossos alunos, a escola tem grande força e trabalha como promotora de bons hábitos alimentares. Esse processo vai desde o recebimento, passa pela classificação dos produtos e encerra na preparação e distribuição dos alimentos, ações realizadas com muito capricho e carinho pelas merendeiras do município.”

MERENDA ESCOLAR – LEGISLAÇÃO

Em consequência do aumento alarmante de crianças obesas no Brasil, em 2020 o Governo Federal através do FNDE, atualizou as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública, aumentou a oferta de alimentos naturais e restringiu o uso de produtos processados.

A nova resolução de nº 6/2020 garante fornecimento de mais frutas e hortaliças e inclui a obrigatoriedade de alimentos fonte de ferro heme (carnes, vísceras, aves e peixes). A norma também aumenta a restrição de produtos cárneos como embutidos e empanados, conservas, bebidas lácteas com aditivos ou adoçados, biscoito, bolacha, pão, bolo, margarina e creme vegetal. Além disso, proíbe alimentos ultraprocessados, açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças de até três anos.

Assessoria de Comunicação PMCV – Ricardo Cesar Oliveira com informações de Daniela Preto – Nutricionista.