Food XP Delivery
FAMÍLIA ACOLHEDORA
FAMÍLIA ACOLHEDORA
Data: 10/06/2019

O Departamento de Assistência Social, informa que estão abertas as inscrições para o Serviço de acolhimento na modalidade Família Acolhedora. As famílias interessadas em acolher podem procurar o departamento, para realizar sua inscrição. O serviço é destinado ao acolhimento temporário de crianças ou adolescentes em situação de risco ou que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, afastados temporariamente de suas famílias de origem por determinação do Poder Judiciário.

REQUISITOS
É considerada família acolhedora, a família ou pessoa física, sem discriminação de sexo, etnia e estado civil, interessada em ter sob sua guarda e responsabilidade crianças e adolescentes, zelando pelo seu bem estar, de acordo com legislação vigente, e que preencham os seguintes requisitos: – ter 21 anos de idade ou mais; – ser residente do município de Honório Serpa, a pelo menos dois anos; – não possuir antecedentes criminais; – não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas; – demonstrar disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor as crianças e adolescentes; – não estar inscrito no cadastro de adoção do Juízo da Infância e Juventude; – não figurar como réu em procedimento para imposição de penalidade administrativa por infração às normas de proteção às crianças e aos adolescentes, de acordo com o artigo 194, da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente; – obter concordância dos membros responsáveis da família; – ter disponibilidade de tempo, demonstrar interesse em oferecer proteção e afeto às crianças e adolescentes; – apresentarem idoneidade moral, boas condições de saúde física e mental e estejam interessadas em ter sob sua responsabilidade crianças
e adolescentes, zelando pelo seu bem estar. O grupo familiar ou pessoa, com relação de afinidade ou afetividade com a criança ou adolescente poderá ser considerada família acolhedora com prioridade sobre as demais famílias cadastradas, desde que não tenha grau de parentesco com a mesma e nem seja considerada família de origem.

BENEFÍCIOS
A família acolhedora será acompanhada pela equipe técnica da Proteção Social Especial, que preparará a família para o recebimento da criança ou adolescente, bem como, preparando a criança ou adolescente para o encaminhamento a família. Além disso, acompanhará o desenvolvimento da criança ou adolescente por meio de visitas domiciliares e orientação psicossocial e acompanhará a família de origem, visando a reinserção familiar. A família acolhedora independente de suas condições sociais tem garantia do recebimento de auxílio financeiro.

Voltar
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Previsão do tempo
Como chegar
Links Úteis
Rua Elpídio dos Santos, 541
Centro, Honório Serpa - PR
CEP: 85.548-000
(46) 3245-1130
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Huner TI Colaborativa
Última Atualização: 25/06/2019 16:19:37