Food XP Delivery
REUNIÃO REFERENTE A VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA E BRUCELOSE 2018.
REUNIÃO REFERENTE A VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA E BRUCELOSE 2018.
Data: 26/10/2018

Na última quarta-feira a médica veterinária e supervisora da ADAPAR Regional Leonira Tesser, participou de uma reunião no Departamento de Agricultura referente a conscientização da importância da vacinação dos bovinos contra a febre aftosa e brucelose.
Neste ano as vacinas contra a febre aftosa e brucelose vão estar disponíveis a partir do dia 01 até dia 30 de novembro de 2018.
A vacinação contra a febre aftosa é para todo rebanho de bovinos e búfalos do Paraná, a vacina vai estar disponível para compra em todas as veterinárias durante o mês de novembro. A aplicação da vacina deve ser feita logo a pós a compra não recomendasse que fique guardada por muitos dias, o ideal é realizar a compra e aplicação logo em seguida.
A Brucelose é uma doença transmissível para o homem. Por isso, o controle dessa doença deve ser redobrado. A vacinação contra Brucelose é feita somente em fêmeas. Dois tipos de vacinas estão disponíveis, sendo uma para novilhas de 3 a 8 meses que não receberam a vacina citada anteriormente. A vacina contra Brucelose deve ser aplicada somente uma vez durante a vida do animal.
O Departamento de Agricultura está à disposição com suporte técnico para esclarecimento de dúvidas, o produtor só precisa entrar em contato com o Departamento de Agricultura.
Outra recomendação é que o produtor vá até o Departamento de Agricultura e comprove que realizou as duas vacinas em seu rebanho no período estipulado, em casos de não possuir mais os animais, é importante que se comprove que está tudo em dia com seu rebanho.
É importante ressaltar também que a não vacinação do seu rebanho acarreta em multa ao produtor inclusive aqueles que não comprovar a aplicação da vacina junto a ADAPAR Regional.
O secretario do Departamento de Agricultura Rogerio Augusto Albino ressaltou a importância das vacinações e do apoio da Prefeitura aos produtores para que os mesmos se mantenham em dia com os cuidados aos seus animais, a fim de melhorar o status sanitário do rebanho no estado do Paraná.

Voltar
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Previsão do tempo
Como chegar
Links Úteis
Rua Elpídio dos Santos, 541
Centro, Honório Serpa - PR
CEP: 85.548-000
(46) 3245-1130
prefeitura@honorioserpa.pr.gov.br
Huner TI Colaborativa
Última Atualização: 13/11/2019 16:30:26